sábado, 3 de março de 2012

Pensamentos/ Frases Ilustres da Semana

  1. " Um cientista é 99% transpiração, 1% inspiração", proferida pela Prof. Clotilde Almeida, docente de Comunicação Intercultural a propósito do trabalho ser a fonte de todo o sucesso e que a sorte não chega para alcançar o topo.
2. "Temos de chamar os bois pelos nomes" , frase proferida por um aluno de Comunicação Intercultural referente à personalidade directa de Miguel Sousa Tavares. (Parece que o jornalista e escritor tem um admirador fervoroso).

3. "A literatura é um refúgio para a alma", frase proferida por uma aluna de Práticas de Redacção e Argumentação numa forma de tentar encontrar a definição de Literatura. (Não sei se se trata de uma frase original ou se citou algum escritor. Se alguém já a tiver ouvido, ou lido, agradecia que referisse o verdade autor).

4. "That we are in the midst of crisis is now well understood. Our nation is at war, against a far-reaching network of violence and hatred. Our economy is badly weakened, a consequence of greed and irresponsibility on the part of some, but also a collective failure to make hard choices and prepare the nation for a new age. Homes have been lost; jobs shed; businesses shuttered. Our health care is too costly; our schools fail too many; and each day brings further evidence that we use energy strengthen our adversaries and threaten our planet" , curta passagem do discurso de Barack Obama, proferido a vinte de Janeiro de 2009. (Escolhi esta passagem porque tem muito que ver com a nossa situação actual e apesar dos Estados Unidos ser um gigante, podemos constatar que a epidemia não escolhe países).

O que vos apraz escrever acerca destes belíssimos pensamentos da semana? Se quiserem ver a vossa frase num dos posts de pensamentos/frases ilustres, seja vossa ou de qualquer outra pessoa e acham interessante o suficiente para partilhar, podem sempre enviar-me para o mail as vossas sugestões. Prometo responder... se não for no mail, será aqui.




6 comentários:

  1. A literatura é um refúgio para a alma....Esta sobressaíu pois concordo em absoluto.

    Quando a alma anda meia vagueante, que bom é poder pegar num livro e nele mergulhar.

    Bom fim de semana

    beijito da Gota

    ResponderEliminar
  2. (Aviso: não estou especialmente bem disposto pelo que o meus comentários podem sofrer de falta de polimento, isto é, poderão parecer um pouco rudes)

    Frase 1 - Não concordo com as percentagens apresentadas. Mesmo assumindo que os conceitos de “trabalho“ e “inspiração” empregues pela autora podem não coincidir com os meus, é minha opinião que, mesmo para um cientista “vulgar”, a inspiração tem de ser superior a 1% senão não há “alimento” (alento) para o trabalho necessário para provar qualquer que seja a teoria.

    Frase 2 – Não gosto particularmente do visado mas tenho de lhe fazer a justiça de ser alguém que não deixa por dizer o que pensa e que não usa meias palavras, pelo que, concordo que a frase lhe assenta bem.

    Frase 3 – Concordo que a frase já possa ter sido proferida por alguém mas desconheço autor “famoso” a quem possa ser atribuída. Não a consideraria uma definição de “literatura” mas sim uma constatação de um dos seus propósitos.

    Frase 4 – Não vou comentar além de dizer que a teu comentário me parece um pouco ingénuo em relação a como o mundo funciona mas é bom que conserves essa ingenuidade!

    É tudo o que me apraz escrever sobre as frases apresentadas.

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. A sorte pode colaborar para que consigamos ser bem sucedidos, mas sem talento e trabalho a sorte não faz milagres.

    ResponderEliminar
  4. "A literatura é um refúgio para a alma" . na crónica desta semana do BB no DN ele falava precisamente disso, embora por outras palavras, mas o conceito era o mesmo. Quando temos problemas, nada melhor do que nos refugiarmos na leitura. Infelizmente, nem sempe funciona comigo...
    Bom fds

    ResponderEliminar
  5. Um professor meu (DOC COMPARATO) dizia mais ou menos a mesma coisa sobre a escrita: ela é 95% de trabalho e 5% de inspiração... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Gota de vidro: Concordo com o teu comentário. Muitas vezes a literatura é a melhor terapia para uma alma perdida. Beijinhos ^^

    FATifer: (Eu li o aviso e tomei em consideração a tua indisposição, não te preocupes). Quanto ao teu comentário, devo dizer que me agradou bastante o facto de teres comentado todas as frases. O objectivo principal destes pensamentos era levar a que dessem a vossa opinião, sem quaisquer receios quanto ao ponto de vista que tencionassem abordar. Como uma leitora atenta e principalmente uma pessoa bastante curiosa quanto ao que me rodeia, gosto sempre de ouvir uma segunda opinião. Logo, gosto dos comentários que fazes, "desafiando" e demonstrando uma nova perspectiva. Obrigado por isso. Beijinhos ^^

    S*: Concordo contigo, S. Mesmo que tenhamos sido bafejados um pouco pela sorte, sem trabalho não vamos a lado nenhum. Pelo menos se nos quisermos considerar pessoas honestas. Beijinhos ^^

    Carlos: Por acaso não sabia da existência dessa crónica, obrigado pelo esclarecimento. Algumas pessoas não conseguem desligar-se totalmente dos seus problemas e mergulhar na leitura. Mas sempre existem outras actividades para desanuviar a cabeça? Olha, um belo de um jogging resulta comigo! Beijinhos ^^

    Teté: Eu falo por mim, Teté. Eu tenho sempre a cabeça cheia de ideias e até me considero uma pessoa criativa. Apesar de achar que não escrevo mal, (decidi há muito tempo começar a escrever um livro), trabalho afincadamente para colher os frutos que plantei. Isto é a prova de que a inspiração não ganha ao trabalho, mesmo que se seja uma pessoa com um talento inato. Beijinhos ^^

    ResponderEliminar