sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dia da Defesa Nacional - Testemunho na 1ª Pessoa

Este título ficou demasiado formal, deve ser o primeiro que acho extremamente pomposo para um blog deste tipo. Enfim, hoje trago-vos um assunto de que provavelmente já terão ouvido falar. O Dia da Defesa Nacional é o primeiro acto militar que todos os jovens são obrigados a cumprir. E o termo é mesmo obrigar, uma multa com um valor tão alto não é brincadeira nenhuma. Digamos que antes de chegar a minha hora, (salve seja), pedi o feedback a alguns amigos e conhecidos para saber o que esperar daquele dia. Os comentários foram penosos até de escutar. Para além de não terem gostado minimamente das palestras, a comida era terrível e o evento não tinha qualquer motivo de interesse. Como sou do tipo, "ver para crer", esperei pela minha chamada com uma certa curiosidade.
E não é que adorei o dia?! As palestras não foram nada secantes, a comida não tinha nada de errado, pelo contrário e as respectivas divisões das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea foram excelentes oradores e extremamente simpáticos. Aqueles homens e mulheres levam a sua profissão muito a sério, arriscando muitas vezes a sua vida e acho que lhes devemos pelo menos um pouco de respeito.
Dito isto, apesar de continuar a achar que as nossas instituições estão muito aquém do dito bom funcionamento, devemos ainda dar algum crédito.

6 comentários:

  1. Pois não posso opinar por não ter tido o privilégio. Ainda sou do tempo do serviço militar obrigatório para alguns que não para mim. Sim apenas tive de perder um dia e meio da minha vida para depois me dizerem que ficava apto mas na reserva territorial. Acredita que não fosse ter encontrado velhos amigos que não via há muito (uma vez que a chamada era por área de residência e alguns não tinha actualizado ainda a deles), tinha sido um completo desperdício de tempo. Assim foi só um desperdício mesmo.
    Permite-me apenas dizer que não considero que os membros das forças armadas tenham uma profissão, eu vejo como uma vocação que eu não tinha por isso nunca coloquei a hipótese. Respeito muito todos aqueles que têm essa vocação e gosto de acreditar que se não fazem mais e melhor será por falta de condições.
    Por fim, tu saberás avaliar melhor que eu mas acho que a nossa opinião é muitas vezes condicionada pelas nossas expectativas e a maioria dos que não gostaram da experiência, provavelmente, não a encararam de espírito aberto – foram para lá a pensar que era uma seca e foi só isso que foi para eles.
    Acho que é bom haver essa divulgação mesmo que obrigatória, como dizes.

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  2. Ah, tu afinal és mais novinha do que o meu filho, que teve esse dia há um (ou dois?) anos. Também não achou nada de especial, nem bom nem mau, havia lá um tropa mais abrutalhado, mas de resto correu bem... ;)

    Mas quer dizer, antes levar uma "seca" de um dia do que ir lá bater com os costados dois anos, como acontecia a todos os fulanos antigamente, né? Com um ordenado que nem atingia o mínimo nacional... para o serviço militar obrigatório!

    Dito isto, fui algumas vezes almoçar com um amigo da Marinha, não achei a comida tão má assim. Nas cantinas universitárias era muito pior, por exemplo... :)

    Beijocas e bom Carnaval!

    ResponderEliminar
  3. Os teus amigos que se queixaram não devem saber de que país são ou a importância que o exército tem, só pode. Beijoca!

    ResponderEliminar
  4. O meu foi o primeiro ano em que o dia da defesa foi instalado por isso já lá vão uns aninhos. Lembro-me que na altura cheguei a ponderar a carreira militar mas entretanto mudei de ideia. Agora já sou velho eheh.
    Mas uma coisa tenho a dizer, a comida realmente no dia em que eu fui era péssima.

    ResponderEliminar
  5. Eu andei a "defender a Pátria" muitos mais dias, mas reconheço que foi uma experiência interessante, porque cumpri o serviço militar durante o PREC ( entrei a 23 de Abril de 1974)!
    E não sou robô, não senhor por isso, agradeço que tire os identificadores como eu já fiz:-)

    ResponderEliminar