quarta-feira, 11 de maio de 2011

O preço da fama... é muito barato

Eu sinceramente já dei voltas à cabeça e não consigo perceber esta questão. Num belo dia de Primavera, dirigi-me a um quiosque perto da minha zona de residência e encostei-me à bancada dos jornais e das revistas, com o seu cheiro bastante característico, e dei por mim a ficar simplesmente boquiaberta.
Não é que as revistas ditas cor-de-rosa, (fofocas e afins), como a Tv Mais, a título de exemplo, custa 1 euro e 25 cêntimos, enquanto que, uma revista cultural e digna de interesse, ultrapassa os 3.00 euros, como a National Geographic.
Eu queria apelar aos senhores dos quiosques para tentarem negociar estes preços, remediando esta situação. Já não basta os bons livros custarem os olhos da cara, agora para ter cultura também tenho de ter um poço de petróleo no quintal?
Também podemos argumentar com o seguinte: as revistas das fofoquices, não têm o seu trabalho premiado da mesma forma que tem, por exemplo, um fotógrafo da National Geographic. No entanto, para muitas pessoas, é mais importante apanhar uma "famosa" em topless, do que uma investigação científica.
Não me levem a mal tomar partido pelo lado intelectual, se não fosse pela futilidade, este blog estava longe de existir. Agradeço a todas as pessoas, directa ou indirectamente que me fazem escrever praticamente todas as semanas. (Se algum dia ganhar um óscar, não me esquecerei dessas pessoas).
Enfim, para quem diz que o preço da fama é alto...

5 comentários:

  1. Também partilho da mesma opinião no que toca à diferença de preços entre revistas culturais e cor-de-rosa. É realmente ridículo o custo que se tem de pagar para enriquecer um pouco a nossa cultura geral, ao passo que para se ver fotos embaraçosas de super-estrelas e escândalos envolvendo as mesmas, é uma quantia mínima.
    A verdade é que a esmagadora maioria das pessoas prefere mesmo estar informada promenores mais íntimos das figuras públicas. Como exemplo, e bem recente, dou o Casamento do William e da Kate de Inglaterra. Todo o mediatismo que criou tranformou-o no evento mais visto da história da televisão mundial. Seja para espreitar o vestido da noiva ou por outra razão, a verdade é que foi rara a pessoa que não esteve atenta ao casamento real.

    E espero bem que não te esqueças de mim no teu discurso triunfal do Óscar e/ou Prémio Nobel xDD
    Ps: YAY, FUI A PRIMEIRA!! XDDD

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  2. Começando por coisas concretas penso não estar enganado ao dizer que a revista national geographic é mensal, pelo que a tua comparação perde alguma força, uma vez que sendo a tv mais semanal, tem portanto um custo mensal de 5€.
    A questão está na predisposição (quero acreditar que criada mas não garanto) da maioria para as revistas ditas cor-de-rosa. A pergunta é quem fomenta isso, com que intuito? Podes começar por perguntar quem mais tem a ganhar com isso?... (deixo as pistas, chega às tuas repostas).
    Se é tua ambição ganhar um Óscar terás de pensar bem como funciona o mundo… e não pensar que os donos dos quiosques têm qualquer controlo sobre os preços do que vendem :P (já sei, com esta não farei parte do teu discurso de agradecimento, paciência não era meu objectivo fazer).
    Julgo que tens de reequacionar as questões que colocas para melhor poderes raciocinar sobre elas…

    Para uma pessoa como eu nem sequer se coloca a questão do preço da fama pois, não tendo tal ambição, este será sempre demasiado alto ;)

    Beijinhos,
    FATifer

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  3. Problema de fácil solução. É convencerem as revistas cor-de-rosa a investigarem a vida amorosa dos leopardos, o vestido novo que as lontras levaram aos Diques de Ouro, o rumor de que a macaca anda metida com o orangotango e pronto, cultura a preços de fofoca.

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  4. É por esses preços exorbitantes que sou assinante da national geographic. Sempre se poupa algum dinheiro do que a comprar a revista em quiosques :D

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  5. (repondo o que já tinha dito)

    Começando por coisas concretas penso não estar enganado ao dizer que a revista national geographic é mensal, pelo que a tua comparação perde alguma força, uma vez que sendo a tv mais semanal, tem portanto um custo mensal de 5€.
    A questão está na predisposição (quero acreditar que criada mas não garanto) da maioria para as revistas ditas cor-de-rosa. A pergunta é quem fomenta isso, com que intuito? Podes começar por perguntar quem mais tem a ganhar com isso?... (deixo as pistas, chega às tuas repostas).
    Se é tua ambição ganhar um Óscar terás de pensar bem como funciona o mundo… e não pensar que os donos dos quiosques têm qualquer controlo sobre os preços do que vendem :P (já sei, com esta não farei parte do teu discurso de agradecimento, paciência não era meu objectivo fazer).
    Julgo que tens de reequacionar as questões que colocas para melhor poderes raciocinar sobre elas…

    Para uma pessoa como eu nem sequer se coloca a questão do preço da fama pois, não tendo tal ambição, este será sempre demasiado alto ;)

    Beijinhos,
    FATifer

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