quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Procura-se: Viva ou Morta!

A felicidade, meus caros amigos, está em vias de extinção. Não sei se isto é da idade, (mais um dito popular do que propriamente a razão da minha afirmação), ou do facto de ser uma observadora assumida que tenho reparado que os portugueses sorriem e riem muito pouco. Presos a uma expressão sisuda e pouco simpática, raramente mostram os dentes. E hoje em dia não há cá razões para ter vergonha da dentição, basta enviar um email para a SIC a inscrever-se no programa do Dr. White.
Se levarmos uma atitude positiva perante a vida, preservando a boa disposição, isso reflectir-se- à nos mais variados campos da nossa vida pessoal. Custa alguma coisa largar o jornal ou a boa da revista por alguns segundos, dizer um "bom dia" ou um "obrigado", dar uma informação, mostrar um sorriso e fazer uma boa acção?
Não custa nada sermos mais felizes, pois não? Pensem nisso.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

À vontade do freguês!

Já que hoje é domingo, (e estou sem inspiração para escrever), gostaria de iniciar neste post uma nova "actividade". O Poder da Ironia está à vossa inteira disposição para que façam sugestões de livros, filmes, a vossa opinião sobre o blog, assuntos que gostariam que abordasse, propostas de emprego, (não acredito que esta sugestão possa vir a concretizar-se aqui, mas bem que precisava), ou qualquer outra ideia.
É sempre um prazer e agradeço desde já a todas as pessoas que têm comentado o blog, também um agradecimento a quem apenas lê os posts e não os comenta.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Não é quase sempre não...

Não detestam quando alguém não aceita um não e vos pergunta o motivo? Eu sou péssima a contar mentiras e o meu rosto transparece de imediato a razão pela qual rejeitei o pedido. Ainda no outro dia, uma amiga convidou-me para jantar e eu quase que fiquei da cor das personagens do mais recente filme de James Cameron, "Avatar". Tudo porque ela é uma excelente pessoa, extremamente simpática, mas os dotes culinários ainda não estão suficientemente apurados para caracterizar as refeições que prepara como sendo comestíveis. Tentei explicar-lhe que ainda tinha muitas coisas para fazer e também não tinha avisado ninguém, logo, não podia ficar.
O rosto da moça quando me perguntou porquê, deu cabo da minha força de vontade... e do meu estômago também!
As minhas próximas refeições serão à base de um chazinho e de umas torradas. Isso é certo.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Síndrome Peter Pan

Eu não sei porque certas pessoas ficam escandalizadas quando digo que ainda vejo desenhos animados. Lá por ser adulta, perco o meu direito de entrar no reino da fantasia? Eu percebia perfeitamente que ficassem algo boquiabertos se afirmasse assistir à "Dora, a exploradora" ou "As pistas da Blue" ou qualquer outra animação que passasse no Baby Tv, mas não se trata disso. Estou a falar de animes ( desenhos animados japoneses).
Confesso que sou uma fã de animes e que acompanho algumas mangas (banda desenhada japonesa) com bastante interesse. Para ser honesta, o Japão é um país que me fascina particularmente e que gostaria imenso de visitar.
Eu tento estar próxima de todo o tipo de pessoas. No entanto, não sou imune a tecer algumas críticas quando a situação assim o obriga. Julgar os outros pelos seus gostos é algo extraordinariamente injusto e devo até dizer ridículo.
Levar a nossa existência sempre de uma forma séria, sem cultivar sonhos possíveis (ou impossíveis), é viver num cenário monocromático. Precisamos de mais Peter Pans, Sininhos, Pequenas Sereias, Cinderelas, Pocahontas ou qualquer outra personagem que vos passar pela cabeça.
Façam o favor de sonhar. Hoje e sempre.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dia da Defesa Nacional - Testemunho na 1ª Pessoa

Este título ficou demasiado formal, deve ser o primeiro que acho extremamente pomposo para um blog deste tipo. Enfim, hoje trago-vos um assunto de que provavelmente já terão ouvido falar. O Dia da Defesa Nacional é o primeiro acto militar que todos os jovens são obrigados a cumprir. E o termo é mesmo obrigar, uma multa com um valor tão alto não é brincadeira nenhuma. Digamos que antes de chegar a minha hora, (salve seja), pedi o feedback a alguns amigos e conhecidos para saber o que esperar daquele dia. Os comentários foram penosos até de escutar. Para além de não terem gostado minimamente das palestras, a comida era terrível e o evento não tinha qualquer motivo de interesse. Como sou do tipo, "ver para crer", esperei pela minha chamada com uma certa curiosidade.
E não é que adorei o dia?! As palestras não foram nada secantes, a comida não tinha nada de errado, pelo contrário e as respectivas divisões das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea foram excelentes oradores e extremamente simpáticos. Aqueles homens e mulheres levam a sua profissão muito a sério, arriscando muitas vezes a sua vida e acho que lhes devemos pelo menos um pouco de respeito.
Dito isto, apesar de continuar a achar que as nossas instituições estão muito aquém do dito bom funcionamento, devemos ainda dar algum crédito.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Here we go again...

Depois de estar perto de três meses de férias, concluo que necessitava de um pouco de adrenalina matinal e empurrões delicados no metro. Já para não falar no frio extremo nas estações de comboio. Mas agora falando a sério, as férias cansam. Pelo menos a mim deixam-me exausta. Não ter nada que fazer é trinta vezes pior do que ter o dia completamente ocupado.
Vá, não pensem agora que estou do lado do Governo. As entidades que a ele pertencem, para além de quererem erradicar feriados, ainda cortam dias nas férias dos trabalhadores e o Carnaval vai pelo mesmo caminho. Lá por andarem todo o ano mascarados de lobos em pele de cordeiros, não quer dizer que a malta não vá deitar umas serpentinas para as ruas e desfilar como quiser.
O Carnaval não é das datas assinaladas no calendário que mais me entusiasma, confesso, mas não é por essa razão que vou proibir seja quem for de celebrar. Já abordei neste blog a minha forma de pensar no que toca ao conceito "Liberdade" pelo que não vou voltar a repetir a mesma questão.
Já que estamos numa de datas, quero desejar a todos um feliz Dia dos Namorados. E como ouvi dizer por aí: "Se queremos amar alguém, temos de gostar primeiro de nós". É o primeiro passo para a felicidade.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Se sabes mais da minha vida que eu, porque não a vives por mim?

Eu tenho uma amiga que liga demasiado à opinião dos outros. Lá por dizerem que é feia, gorda, tem um olho na testa e quatro braços, ela acredita que é mesmo assim. E não estou a exagerar, a auto-estima dela varia conforme o que lhe dizem.
Eu há muito tempo que deixei de me importar com o que certas criaturas escrevem ou falam sobre mim. A razão é simples: eu tenho plena consciência dos meus defeitos e qualidades, não preciso que transportem um bloco de notas ou gravador atrás de mim para que a presença das minhas características seja notada. No entanto, estas pessoas têm um motivo para fazerem tal coisa.
Como são inseguras e sentem-se revoltadas com a vida que levam, têm de descarregar frustrações. Partir coisas, nem pensar. A vida não está para isso e temos de poupar. Agredir alguém fisicamente? Não, má ideia. Na prisão a comida é horrível, segundo o que ouvi dizer. Então, como atacar psicologicamente alguém não lhes provoca qualquer tipo de prejuízo, essa é a arma que utilizam. Pensando bem, é quase como ver um documentário da BBC, Vida Selvagem. O predador visualiza as presas, prepara o ataque estrategicamente e a que ficar para trás, irá ser o almoço.
É por estas e por outras que não evoluímos. A era primitiva ainda está longe da extinção...


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dietas Kamikaze

Eu acho que o Planeta Terra está a ser afectado por uma epidemia de cabeças ocas. A sério, tenham cuidado com a vossa cabeça, protejam-na bem porque não é para facilitar. Há pessoas que não medem as consequências dos seus actos e acabam por prejudicar a vida dos outros. Hoje vou falar-vos sobre dietas. Alguns tópicos de reflexão:
1º - Fazer dieta não é deixar de comer. Não se pode passar do 8 ao 80 ou vice versa.
2º- Fazer dieta não é passar o dia no ginásio a fazer exercício até cair para o lado.
3º- Fazer dieta não é estarmos sempre a comparar-nos com pessoas mais magras ou com revistas cor-de-rosa que mostram mulheres deslumbrantes devido ao photoshop!
4º- Fazer dieta não é tomar comprimidos para emagrecer até perdermos todo o apetite.
5º- Fazer dieta da maneira que os 4 pontos acima referiram, não é fazer dieta. É suicídio de forma kamikaze.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A preço das lojas dos trezentos (Paz às suas almas)

É normal admirar-se alguém pelo seu talento, beleza, as duas características combinadas ou qualquer coisa que seja minimamente louvável. No entanto, é preciso ter limites na admiração que se nutre por alguém. Caso contrário, ultrapassamos a barreira do aceitável.
Quando me disseram que admiravam a minha escrita, nomeadamente os assuntos que abordo e a complexidade do meu pensamento (que não é assim tão complexo mas eu tento dar um ar pomposo à coisa) , eu fiquei realmente orgulhosa e agradeço tal facto pois dá-me incentivo para continuar. No entanto, no momento em que a pessoa passou a imitar-me em tudo, deixei de achar tanta piada. Não era só no modo de escrever, também era falar, agir e comportar-se. Que eu saiba não tive nenhuma irmã gémea, logo, alguém está com problemas de identidade!
Cada pessoa tem o seu talento, não precisa de mudar a sua forma de ser com o objectivo de ser reconhecida. Mas devo dizer que, nos tempos que correm, muita gente tem ido às mesmas lojas dos trezentos. ÁMEN.