sexta-feira, 9 de março de 2012

Pensamentos/ Frases Ilustres da Semana #2


1. “Nascemos sem saber falar e morremos sem ter sabido dizer. Passa-se nossa vida entre o silêncio de quem está calado e o silêncio de quem não foi entendido, e em torno disto, como uma abelha em torno de onde não há flores, paira incógnito um inútil destino”. A Educação do Estóico, Barão de Teive (Fernando Pessoa).

Parte desta frase foi proferida numa das minhas aulas e achei uma boa ideia dar-vos a conhecer, ( ou não), este pensamento de um dos heterónimos menos conhecidos de Fernando Pessoa.

2. "Quem vê caras, não vê corações".

Este é um dito popular que oiço com muita frequência. Muitas vezes julgamos as pessoas pelo seu aspecto ou características observáveis mas a verdade nem sempre reside no óbvio.

3. "Por onde andas, meu amor maior? Porque me tens aqui cativa neste lugar onde a culpa e os fantasmas me perseguem? Quero de novo sentar-me junto da Fonte Nova, ouvir as águas que nela correm cantando o nosso amor a uma só voz, esconder-me deste mundo horrível e carrasco que teima em ver-me como uma maldição, esquecer-me de tanta perfídia e de toda a maldade que nos cerca e ser tua mais uma vez...", Margarida Rebelo Pinto, Minha Querida Inês

Esta é a passagem que foi escolhida pela editora (ou pela escritora) para dar a conhecer o seu romance. Cresci a ouvir dizer que a escrita de Margarida Rebelo Pinto não era das melhores, o seu "estilo" era duramente criticado. Apesar de tudo, resolvi dar uma hipótese à escritora e tenho a dizer que não é assim tão mau quanto deram a entender. Não é das minhas escritoras favoritas, mas não está na minha lista negra.

4. "Roses era Red,

Violets are blue,

I like Star Wars

May the force be with you".

Este foi um poema adaptado que alguém simpaticamente deixou na minha mesa. Como gosto de Star Wars, resolvi partilhar.

Até à próxima!

6 comentários:

  1. Frase 1: desconhecia este semi-heterónimo do mestre Pessoa mas a frase revela o seu fatalismo (habitual). Como qualquer generalização é sempre refutável… diria apenas que gostava que mais seres vivessem realmente em silêncio, para pelo menos se ouvirem menos asneiras mas não temos essa sorte.

    Frase2: os ditos populares são o sumo de muitos anos de saber acumulado e se nos dermos ao trabalho de os ler com atenção verificamos que, como este, podem ter leituras em diferentes planos, certo? ;)

    Frase 3: nunca li nada desta autora e está longe da minha lista de prioridades (tenho muitos livros para ler ainda antes de algum dia considerar a hipótese de a ler). Os excertos que li, como este, dão a impressão que a escrita “exprimida” pouca mensagem tem a transmitir mas posso estar a ser injusto…

    Frase 4: presumirei que quem te deixou esta adaptação conhecia o teu gosto por “star wars” (que também partilho). Agradeço teres partilhado, pois considero que está bastante bem conseguida a frase :)

    Beijinhos e bom fim de semana,
    FATifer

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de MRP, mas concordo consigo. Há muitos preconceitos em relação aos seus livros ( li dois e, como disse, não gostei). Noutros casos, encontram-se virtudes onde elas não existem ( em minha opinião) como é o caso de José Rodrigues dos Santos.
    Beijinho e bom fds

    ResponderEliminar
  3. Como só li 30 páginas de um livro da Margarida Rebelo Pinto, não me posso pronunciar em relação à sua escrita. Só li 30 páginas, porque o romance entediava a própria "heroína", que ia para a cama com um fulano sem grande motivação, quanto mais o leitor... :)))

    A frase conhecia como "Roses are red, violets are blue; why can't to people have two colours too?" Mas não sei quem a escreveu!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nada na integra da Margarida Rebelo Pinto. Quanto ao Fernando Pessoa este é sem dúvida um belo excerto. :)

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou fã das Star Wars. Sou mais tipo Pillow Wars

    ResponderEliminar
  6. FATifer: Frase 1- O silêncio também é necessário e eu pessoalmente aprecio bastante quem o pratica. Infelizmente, ainda existem pessoas que não conseguem desligar o interruptor. Enfim, talvez um dia...
    Frase 2 - Concordo plenamente. Aliás, ter diversas leituras permite ter diferentes pontos de vista e tal como já referi, sou uma pessoa curiosa por natureza, logo, ter acesso a múltiplas perspectivas do mesmo assunto é extraordinário.
    Frase 3- Margarida Rebelo Pinto, do único livro que li e de pelo menos um que me foi dado a conhecer através de uma exposição numa das aulas, é uma autora que se rege muito por sentimentos, não é uma escrita que leve o leitor a uma reflexão ou coisa do género. Talvez seja um pouco oca. Mas posso, tal como tu, estar a ser injusta...
    Frase 4 - Não faço a mínima ideia de quem tenha sido, mas confesso que me colocou um sorriso no rosto logo pela manhã.
    Beijinhos e obrigada pelo comentário =D

    Carlos: Aqui está uma grave lacuna no meu plano literário. José Rodrigues dos Santos ainda não faz parte do meu leque de autores lidos. Para ser honesta, tenho uma lista enorme de obras que gostaria de adquirir antes de acatar sugestões, mas pode ser que algo me leve a ter acesso a um dos seus livros mais cedo... Beijinhos =D

    Teté: Realmente se o escritor não dá uma certa motivação às personagens, como quer que o leitor as sinta? Por acaso não conhecia essa frase. Pelos vistos, existe mais uma versão. Beijinhos =D

    Psimento: Não sei onde li mas a Margarida Rebelo Pinto é uma das escritoras mais lidas em Portugal. Parece que a aquisição dos seus livros é bem maior do que esperava! Beijinhos =D

    VdeAlmeida: Eu pertenço aos dois tipos. De preferência se se aliarem. Beijinhos e obrigado pela visita =D

    ResponderEliminar