domingo, 29 de maio de 2011

Para quê ir tão longe?

Não sei se já viram aquele pseudo reality show intitulado "Perdidos na Tribo". Se não viram, a vossa saúde mental está assegurada. A verdade é que, após perder meia hora da minha vida a ver esse entretenimento desinteressante, só pelo simples facto de poder argumentar com justa causa, (é realmente irritante quando as pessoas criticam sem conhecer), cheguei à conclusão de que não era necessário ir para a Namíbia ou para a Austrália, ou sei lá mais para onde. Portugal é o país certo para esse tipo de reality shows.
Analisando a situação: escolhiam um punhado dos ditos famosos, levavam-os para o interior e para o norte de Portugal, para a apanha da cereja, dos morangos, da azeitona, obrigavam o "jet-set" a fabricar as próprias compotas, a trabalhar duramente como a maioria dos agricultores e camponeses fazem. Após isso, aprendiam o português arcaico, do tempo do nosso grande José Saramago e Eça de Queiróz. Dessa forma, não seria ridículo assistir a um programa como esse.
Perdoem-me este desabafo de pesssoa que muitas vezes se sente alheada da realidade, mas terem escolhido quem escolheram para ir conhecer um mundo a que muito poucos têm acesso, chega a ridicularizar as tradições e a cultura das próprias tribos.
Em Portugal seria mais fácil, lá isso seria...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dias Internacionais

Como todos os dias são dias internacionais de algo, não posso deixar de fazer referência a este assunto. Fui pesquisar acerca deste tópico e resolvi enumerar alguns dos dias internacionais que me pareceram mais importantes:




  • Dia Internacional da Língua Materna (21 de Fevereiro) ;


  • Dia Internacional das Crianças Desaparecidas (25 de Maio) ;


  • Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão (4 de Junho) ;


  • Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura (26 de Junho) ;


(...)



A verdade é que também encontrei um Dia Internacional da Imprensa. Os blogs também deviam de ser considerados nesta questão. Porque não o Dia Internacional do Blogger? Se pensarmos bem, milhões de pessoas escrevem o que lhes vai na alma (ou na real gana), o que se fizermos uma petição, chegaremos a um número bastante significativo.



O que acham desta questão? Gostariam de ver algum dia internacional celebrado que ainda não existe constitucionalmente? Expressem-se, toda a opinião é bem-vinda.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O preço da fama... é muito barato

Eu sinceramente já dei voltas à cabeça e não consigo perceber esta questão. Num belo dia de Primavera, dirigi-me a um quiosque perto da minha zona de residência e encostei-me à bancada dos jornais e das revistas, com o seu cheiro bastante característico, e dei por mim a ficar simplesmente boquiaberta.
Não é que as revistas ditas cor-de-rosa, (fofocas e afins), como a Tv Mais, a título de exemplo, custa 1 euro e 25 cêntimos, enquanto que, uma revista cultural e digna de interesse, ultrapassa os 3.00 euros, como a National Geographic.
Eu queria apelar aos senhores dos quiosques para tentarem negociar estes preços, remediando esta situação. Já não basta os bons livros custarem os olhos da cara, agora para ter cultura também tenho de ter um poço de petróleo no quintal?
Também podemos argumentar com o seguinte: as revistas das fofoquices, não têm o seu trabalho premiado da mesma forma que tem, por exemplo, um fotógrafo da National Geographic. No entanto, para muitas pessoas, é mais importante apanhar uma "famosa" em topless, do que uma investigação científica.
Não me levem a mal tomar partido pelo lado intelectual, se não fosse pela futilidade, este blog estava longe de existir. Agradeço a todas as pessoas, directa ou indirectamente que me fazem escrever praticamente todas as semanas. (Se algum dia ganhar um óscar, não me esquecerei dessas pessoas).
Enfim, para quem diz que o preço da fama é alto...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Agenda preenchida. Alguma coisa tem de ficar para trás!

Deveria existir "Activia" para os calendários. Sim, porque o meu mês de Maio está demasiado atulhado para conseguir fazer tudo a que me propus. Para além de testes e trabalhos, ainda tenho aqui este meu espacinho, artigos para escrever, o aniversário do meu primo, tudo acontece ao mesmo tempo. E depois dizem que os portugueses são stressados. Não, no meu entender é o stress que procura os portugueses. Não me perguntem porque penso isto mas mais vale o stress a bater à porta, do que um cobrador das finanças com uma má notícia.
Cada vez mais tenho a impressão que a vida passa a correr, impedindo-me de fazer o que realmente me apetece. Bem, qualquer dia decretarei a mim própria um dia em que farei tudo o que me der na real gana, já estive mais longe disso. Depois colocarei aqui as conclusões a que cheguei.
Toda esta conversa para chegar às perguntinhas da praxe: Como é que estão de calendário? Assim tão apertados quanto eu? Também vos apetece decretar um dia em que fazem o que vos der na real gana?
Expressem-se livremente, sabem que o espaço está inteiramente à vossa disposição.